Qual é o significado de Psicoterapia?
- Vania Barbosa
- 8 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de ago. de 2024
O termo psicoterapia é utilizado para descrever uma prática terapêutica realizada por psicólogos dentro da área clínica, com o objetivo final de melhorar o bem-estar emocional e mental, utilizando técnicas terapêuticas certificadas e eficazes para a demanda do paciente.

O significado da psicoterapia é originária do grego antigo, no qual "psyche" tem o sentido de alma ou mente, e "therapeia" tem o sentido de cura ou tratamento. Sendo assim, literalmente, psicoterapia quer dizer "cura da alma" ou "tratamento da mente".
Existem várias abordagens psicológicas, sendo que todas têm seu próprio princípio teórico, técnicas e métodos específicos para auxiliar na evolução do paciente. Dentre as abordagens mais conhecidas no âmbito da psicoterapia, destaca-se Psicanálise, Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), Humanista, Gestalt e Psicodinâmica.
Por que fazer psicoterapia?
A psicoterapia é uma excelente instrumento para obter o autoconhecimento, alcançar a resolução de conflitos, controlar o estresse e a ansiedade, lidar com o sofrimento mental, compreender as emoções afloradas ou enterradas, enfrentar a morte de um ente querido, se recuperar de traumas ou auxiliar nos sentimentos negativos causados pelo diagnóstico de doenças, como câncer ou fibromialgia, entre outras.

Mesmo o índice de procura por psicoterapia ocorrer em maior escala por paciente já diagnosticados com alguma síndrome ou transtorno, não existe nenhum tipo de restrição ou pré-requisitos para entrar em um processo psicoterapêutico.
Em qual idade posso iniciar a psicoterapia?
A psicoterapia pode ser iniciada em qualquer idade, sem nenhuma espécie de restrição. A decisão de iniciar o processo psicoterapêutico depende das necessidades emocionais e mentais.
No processo psicoterapêutico com crianças e adolescentes, ocorrem algumas adaptações sendo mais interativas e envolvendo atividades lúdicas. Já para adultos e idosos, o foco pode variar dependendo dos desafios emocionais ou problemas específicos que estão enfrentando.
O processo psicoterapêutico pode ser desenvolvido de maneira individual, grupo, casal e familiar. As sessões também podem ser realizadas tanto na modalidade presencial como on-line.
Quanto tempo dura o processo psicoterapêutico?
A duração do processo psicoterapêutico depende dos sintomas apresentados, gravidade da situação, necessidades pessoais e envolvimento genuíno do paciente. Estes fatores também são determinantes na elaboração da estratégica terapêutica.
Em alguns casos de pacientes diagnosticados com transtornos e síndromes são necessários o trabalho cooperativo com o médico psiquiatra, o qual poderá indicar o uso de medicamentos. Torna-se importante ressaltar que o tratamento farmacológico não substitui a psicoterapia, ou seja, o acompanhamento psiquiátrico e o psicológico tem que ser realizado de forma simultânea.