Psicoterapia On-line
- Vania Barbosa
- 9 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de ago. de 2024

A psicoterapia on-line é uma modalidade de atendimento psicológico com a utilização de plataformas digitais. É utilizado a comunicação síncrona, ou seja, em tempo real entre o psicólogo e o paciente.
Esta modalidade ficou mais popular nos últimos anos por oferecer conveniência, acessibilidade e flexibilidade aos pacientes, permitindo que recebam assistência psicoterapêutica sem a necessidade de deslocamento físico até um consultório.
O que é psicoterapia?
A psicoterapia é uma prática profissional exercida por psicólogos, na qual utilizam um conjunto de técnicas psicológicas para tratar demandas de ordem mental.
Ao longo das décadas, foram desenvolvidas diferentes teorias e práticas dentro da ciência psicológica para o cuidado do sofrimento mental, como por exemplo a Psicanálise.
O processo psicoterapêutico tem como foco principal promover a saúde mental e ajudar as pessoas a enfrentarem seus conflitos e sofrimentos. Sendo assim, não é somente para pessoas que têm o diagnóstico de transtornos mentais.
A psicoterapia on-line é regulamentada?
A regulamentação do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que autoriza a psicoterapia online está estabelecida na Resolução CFP nº 11/2018. Esta resolução define as diretrizes para a realização de serviços psicológicos por meio das tecnologias de informação e comunicação.
Entre os principais pontos estipulados para a prática eficiente da psicoterapia on-line destaca-se a necessidade de uma plataforma segura para a realização das sessões e a conservação do sigilo terapêutico. Além da necessidade dos psicólogos estarem devidamente regulamentados para exercer usufruírem desta modalidade psicoterapêutica.
O que é necessário para realizar a psicoterapia on-line?
Para melhorar a sua experiência com a psicoterapia online, torna-se primordial seguir os seguintes passos. Desta forma, você estará totalmente preparado para iniciar o processo psicoterapêutico de forma eficiente e segura.
1 - Acesso à Internet: conexão estável de internet é essencial para realizar as sessões sem interrupções;
2 - Aparelho apropriado: pode ser um computador, notebook, tablet ou smartphone, o importante é ter câmera e microfone para facilitar a comunicação visual e auditiva;
3 - Plataforma Segura: ter acesso a uma plataforma de vídeo chamada que seja segura e respeite as normas de privacidade, como o Skype, entre outros;
4 - Ambiente: preparar um espaço adequado onde você esteja sozinho durante as sessões terapêuticas, garantindo que haja privacidade e um ambiente confortável para discutir questões pessoais de forma tranquila e sem interrupções.